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Persona: O que é? O que faz? Como faz? Para que serve? Qual é a sua importância? Eu tenho uma?

Marketing x Memes: o que uma coisa tem a ver com a outra?
22 de fevereiro de 2019

É um pássaro? É um avião? Não! É a sua PERSONA! No artigo deste mês, você vai descobrir tudo sobre esse assunto tão importante no Inbound Marketing! Vamos lá?!

Começando do começo… o que é a tal “Persona”?

É chamado de Persona o conceito fictício do seu cliente ideal, ou seja, aquela pessoa que tem a cara da sua empresa ou produto e que se interessa/interessaria por ele.

A Persona não é uma invenção. Para chegar a ela, dados como comportamento, gostos e localização são analisados minuciosamente – uma pesquisa é feita. E não para por aí: além destes dados já citados, é muito importante, também, que seja feita uma criação de suas histórias pessoais, desafios, preocupações e tudo aquilo que você achar relevante para conhecer de verdade seu cliente. Aqui, a regra é: quanto mais você souber, mais completa será a sua Persona e maiores serão as chances de atingir os seus objetivos!

Essa pesquisa deve ser feita incluindo, também, clientes insatisfeitos, viu? Dessa forma, você terá noção do que melhorar ou mudar, se for caso. Tudo é aprendizado!

Persona não é Público-Alvo!

Quando alguém desperta o seu interesse – ou como dizem hoje em dia, quando você tem um “crush”–, isso acontece porque, muito provavelmente, a pessoa em questão mostrou algo que chamou a sua atenção, não é mesmo? E quanto mais você conhece essa pessoa, mais pode se apaixonar ou ir perdendo o interesse, certo? Quando se trata de Inbound Marketing e Marketing Digital, funciona mais ou menos assim também.

Uma campanha bem-sucedida é fruto de um bom planejamento e direcionamento. No marketing, a melhor maneira de alcançar o seu cliente – ou futuro cliente – é conhecendo-o.

Público-alvo, o que é:

O Público-Alvo é a definição social, demográfica, econômica, de gênero, hábitos de consumo, etc. Basicamente, é para quem você quer vender o seu produto.

Quando falamos de Público-Alvo, falamos sobre uma quantidade grande de pessoas para a qual sua empresa, produto ou serviços são úteis. Essa definição serve para que você identifique o nicho de mercado que sua empresa atuará para que, assim, possa desenvolver mais facilmente produtos ou serviços específicos.

Antigamente esse tipo de pesquisa e segmentação já era suficiente, porém, com toda a tecnologia e a era digital a mil por hora – aliados a novos hábitos de compras –, se tornou necessário conhecer os clientes mais a fundo.

Persona, o que é:

Dentro do Público-Alvo que vimos lá em cima, existem diversos perfis de clientes. Suponhamos que a sua empresa venda sapatos femininos, ou seja, o seu Público-Alvo são as mulheres. Ainda assim, você não as conhece completamente, certo? Algumas dessas mulheres podem preferir sapatos altos, outras os baixos; algumas podem preferir comprar online e outras podem gostar mais de ir até a loja.

Diferente do Público-Alvo, que é para quem você quer vender o seu produto, sem ter muito conhecimento sobre quem é este “quem”, a Persona é o seu cliente ideal, pois você sabe exatamente quem ela é.

A Persona é aquela que reúne todas as características do melhor cliente para a sua loja. Ela é uma pessoa com nome, idade, interesses, gostos, atributos, sonhos, medos, objetivos, personalidade… e assim por diante! Todavia, para chegar até a Persona perfeita é preciso muita pesquisa!

Por que devo criar uma Persona?

Quando se trata de marketing, especialmente o digital, a Persona pode ser o pontapé para que sua estratégia de campanha seja perfeita. Com a Persona definida, será muito mais fácil desenvolver todo o conteúdo – desde links patrocinados, até e-mail marketing e SEO – e direcioná-lo de maneira mais precisa, por isso, é de extrema importância que ela esteja perfeita!

Além de oferecer este direcionamento mais preciso, a Persona também será a responsável por fornecer diversas informações que poderão trazer resultados ainda melhores, como:

– Linguagem que deverá ser utilizada;

– As redes sociais mais vantajosas para anúncios;

– Palavras-chave;

– Assuntos que serão abordados;

– Conteúdo para ser disponibilizado;

– O estilo do conteúdo.

Modelo de Persona para você se inspirar

Persona: Pedro

Idade: 38 anos

Cidade: Piracicaba-SP

Profissão: Empresário

Educação: Doutorado

Pedro tem 38 anos, possui Doutorado em Física, é de classe média alta, gosta de ler e de escutar música – seu gênero musical preferido é o Rock Clássico. É casado, mas ainda não tem filhos, e proprietário de uma empresa que oferece serviços de cursinho online, chamada “Eureka!”, onde ele também é responsável por ministrar aulas de Física para alunos com idades entre 14 e 19 anos. Por possuir uma empresa digital, Pedro está sempre conectado às redes sociais, principalmente Facebook, Instagram, Spotify e Whatsapp.

Pedro quer alcançar novos clientes para sua empresa, ou seja, quer captar mais alunos. Os principais desafios de Pedro para atingir seus objetivos são: ultrapassar a concorrência de cursinhos presenciais e online, chegar até o público-alvo e fazer com que este futuro aluno veja que o cursinho online “Eureka!” é a melhor opção para ele.

Para ajudar o Pedro, a GO2 Digital trabalhará com Inbound Marketing, mostrando aos futuros alunos os motivos que tornam o cursinho online “Eureka!” a melhor opção. Para isso, será definida uma estratégia de marketing, visando escolher os melhores meios para chegar ao público do Pedro, como e-mail marketing, redes sócias, patrocinados, etc.

Pedro é uma das nossas Personas. Quais são as suas? Entre em contato conosco e descubra!

 

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