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Inbound x Outbound Marketing: afinal, qual é a diferença?

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15 de maio de 2017

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Que os dois existem você provavelmente já sabe. Mas, quais são as diferenças entre as duas estratégias e quando usá-las? No artigo de hoje, vamos explicar tudo isso para você de maneira bem simplificada!

 

 Inbound Marketing ou Marketing de Atração

O Inbound Marketing – ou Marketing de Atração, em português livre – é uma estratégia que está sendo cada vez mais falada no Brasil, especialmente no meio publicitário. Essa estratégia, aparentemente nova, tem ganhado muitos adeptos.

Como o nome já sugere, o Marketing de Atração tem como principal objetivo atrair a pessoa, ou seja, a estratégia não é ir atrás do cliente, mas, sim, despertar nele o interesse para que venha até a sua empresa e queira o seu produto.

O combustível do Inbound Marketing é o conteúdo que ele oferece para o cliente, por isso, saber quem ele é, do que gosta, o que e como procura, é essencial – assim como a qualidade do conteúdo que você oferecerá para que ele queira conhecer a sua empresa e o seu produto. Se tudo for feito de maneira certa, o resultado é não apenas a compra concluída, mas, também, a fidelização dessa pessoa.

Outbound Marketing ou Marketing Tradicional

Já o Outbound Marketing, ou Marketing Tradicional, é aquele que tem como principal objetivo trazer o cliente oferecendo diretamente seu produto ou serviços, sem delongas. A principal diferença da estratégia do Outbound Marpara a de Inbound é que, aqui, não existe o cuidado de cativar e conquistar o cliente antes, mas, sim, ir atrás dele ativamente para mostrar e oferecer seu produto.

Esse tipo de estratégia é chamada de “tradicional” porque ela foi expandida graças às propagandas em rádio, TV, jornais, revistas e outras mídias que eram mais exploradas anos atrás.

Quando usá-las?

Com a expansão da internet e as facilidades que ela oferece aos seus usuários – como proporcionar a eles a possibilidade de comprar sem sair de casa ou de se inscreverem em cursos em um clique –, a empresa que não se adapta, infelizmente, acaba morrendo na praia. Segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope, o brasileiro passa em média 5 horas vendo TV, contra 9 horas e 14 minutos que passam conectados, segundo pesquisa feita pela Comitê Gestor da Internet no Brasil. E tem mais: dessas 9 horas e 14 minutos em que estão conectados, 4 horas e 21 minutos são em conexões móveis!

Com esses dados, concluímos que: por mais que o Marketing Tradicional ainda funcione para alguns segmentos mais conservadores, o Inbound e o e-commerce tendem a crescer cada dia mais, obrigando a publicidade tradicional a se adaptar gradativamente.

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