fbpx

Blog

Saiba qual a relevância de Mobile First na construção de sites

Inbound x Outbound Marketing: afinal, qual é a diferença?
11 de janeiro de 2019

O Mobile First tem como foco inicial os dispositivos móveis e em seguida os desktops. É uma tendência cada vez mais popular entre os profissionais de marketing e tecnologia. Os projetos web precisam aplicar o conceito de Mobile First para proporcionar uma melhor experiência aos usuários.

 

É possível descobrir a relevância de pensar no Mobile First no mercado. Ao serem projetados com o conceito de Mobile First, os websites geram interação dos usuários com suas interfaces, além de ter facilidade quando a atenção é dividida com outras telas como a TV.

 

O Google prioriza sites responsivos, por isso aumentou bastante a demanda do que é relacionado a design responsivo. O Mobile First é uma das melhores abordagens para design responsivo. O mais essencial desse conceito é design pensado para mobile. O tamanho da tela é a medida ideal para um site funcionar em qualquer dispositivo.

 

Além do tamanho da tela, o ambiente mobile traz outros desafios, como a interação, conexão móvel e o comportamento dos usuários. Para que um site funcione bem em dispositivos móveis, é necessário entender o que é peculiar nesse ambiente, como telas de toque, conexão 3G e plataformas dos smartphones.

 

Apesar de a maioria dos usuários estarem nos dispositivos móveis, ainda existe o foco de elaborar sites para o computador, mesmo sites responsivos primeiro são projetados para computador para depois serem ajustados para smartphones e tablets. O Mobile First propõe uma mudança no paradigma do webdesign para se adequar ao novo contexto da web. A proposta é projetar sites primeiro para mobile e depois ajustá-lo para desktop.

 

Como benefício, o site projetado primeiro para dispositivos móveis precisa de poucos ajustes para proporcionar uma experiência satisfatória em desktop. O contrário, um site que é projetado primeiro para desktop, dificilmente vai proporcionar uma boa experiência em celular.

 

Como vantagem, ao projetar um site primeiro para dispositivos móveis, a maioria das restrições de espaço, velocidade da internet e usabilidade é resolvida no início, pois depois basta enriquecer a experiência do usuário de desktop, o que pode precisar de pouco ou nenhum ajuste se for primeiro para a versão mobile para depois ir para desktop.

 

O número de smartphones cresce cada vez mais no mundo. Hoje já existem mais celulares que pessoas, por isso a forma rápida de chegar ao consumidor é por meio de dispositivos móveis. Pensar primeiro em mobile ajuda a ver as principais necessidades da sua empresa, e você pode usar ferramentas que o mobile oferece para conquistar seu público alvo, que quer uma experiência agradável.
Quando há projeção primeiro para mobile, nos preocupamos com o que importa devido o espaço ser reduzido e o tempo de interação é menor. Isso agiliza o processo de desenvolvimento, e a redução das informações gera economia em tráfego de dados e manutenção. Além de redução de custos, há mais lucratividade porque há um aumento do engajamento com a marca.

2 Comentários

  1. Obrigado.este é um grande recurso.

  2. Obrigado…Eu realmente aprendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *