Blog

10 práticas de e-mail marketing para alavancar seu negócio

5 motivos para sua empresa investir em marketing digital
23 de fevereiro de 2017
Saiba porque o marketing digital realmente funciona
16 de março de 2017

O e-mail marketing ainda continua como a melhor maneira de se comunicar com os clientes. É uma das tradicionais ferramentas de marketing digital, mas é preciso ter algumas práticas a fim de gerar bons resultados para gerenciar campanhas de e-mail marketing.

Confira 10 dicas que selecionamos para gestão de e-mail marketing, que vão otimizar suas estratégias promocionais e alavancar seu negócio.

 

  1. Avalie sua lista de contatos

 

Na sua gestão de e-mail marketing, um dos elementos mais importantes é a lista de contatos, onde estarão as oportunidades de negócio e a fonte de adquirir novos clientes. Assim, é importante avaliar se os dados dos contatos estão corretos e eliminar os e-mails repetidos ou inexistentes. As campanhas segmentadas evitam perda de tempo com contatos que não geram retorno.

 

  1. Seja objetivo

 

É importante que sua campanha de e-mail marketing tenha objetivos claros. Com uma meta em todo e-mail enviado, torne as mensagens atraentes para envolver o público. Ser objetivo também facilita a avaliação da estratégia, se teve sucesso ou não, ao mesmo tempo em que pode propor melhorias.

 

Cada e-mail deve ser objetivo, pois com uma meta fechada fica mais fácil segmentar a lista, criar conteúdo e acompanhar os resultados. Tente oferecer diversos caminhos para que o destinatário chegue a essa meta pré-determinada. Por exemplo, insira uma imagem com link a uma página para o usuário visitar.

 

  1. Tenha uma ferramenta de automação

 

Gerenciar e-mails marketing envolve várias atividades, como administrar a base de contatos, acompanhar resultados, criar layouts atraentes e envio de mensagens. Essas ações gastam muito tempo de profissionais de marketing, mas podem ser realizadas por uma ferramenta de automação de e-mail marketing, que ajudará nas tarefas que levam ao sucesso da sua campanha. Mais que enviar e-mails, a ferramenta ajudará a avaliar os resultados.

 

  1. Personalize sua conta de e-mail

 

O envio de e-mails personalizados é uma boa estratégia de e-mail marketing. Envie e-mails customizados para o cliente, ou seja, e-mails que sejam enviados por uma pessoa, que tenha contas com o nome de membros da equipe. Essa atitude aumenta a interação entre sua empresa e o público, além de melhorar a possibilidade de resposta. Teste diferentes formas de personalizar seus e-mails, até encontrar a melhor forma, o que levará ao aumento da taxa de aberturas, respostas e conversões.

 

  1. Segmente sua lista de contatos

 

Avalie o comportamento do público que recebe seus e-mails, pois as pessoas se comportam de formas diferentes, fazer uma análise e segmentar com listas é uma maneira de criar conteúdo específico e direcionado. Mesmo se enviar para uma lista menor, a chance de ter os e-mails abertos é maior, assim como aumenta a taxa de engajamento e conversões.

 

Se na sua lista de contatos houver aqueles com baixa taxa de abertura, exclua-os de sua lista. Isso tornará sua lista mais personalizada. Mas é preciso estudar os fatores que levaram à diminuição das taxas de abertura, para criar novos métodos de alcançar os objetivos. Porém é melhor recomeçar com novos contatos do que manter uma lista antiga que não gera engajamento.

 

  1. Teste diferentes horários de envio

 

Apesar de pesquisas apontarem qual o melhor horário de envio de e-mail marketing, faça testes em diferentes dias e horários para envio dos seus e-mails, faça uma adaptação de acordo com a resposta do público. Com os smartphones e tablets, a mobilidade faz com que a recepção de mensagens não fique restrita apenas ao horário comercial. As características do público-alvo também influenciam no dia e hora de abertura dos e-mails, por isso é importante fazer testes e analisar a resposta de aberturas de e-mails de acordo com seu público.

 

  1. Construa sua lista própria de e-mails

 

Ao invés de comprar uma lista de e-mails, construir sua própria lista de contatos é a melhor escolha. Uma lista comprada vai resultar em mensagens na caixa de spam, pois a empresa não terá construído um relacionamento com os usuários dos e-mails. Nas listas compradas, os endereços não possuem identificação com seu negócio. Por isso é importante ter uma lista própria, em que a empresa conheça seu público.

 

Construa uma lista oferecendo uma recompensa ao usuário do seu site, por exemplo, um e-book gratuito, para obter o endereço dele. Evite listas importadas, principalmente se forem antigas. Os clientes podem não se lembrar de você e até marcá-lo como spam. Uma boa dica é captar e-mails através de cadastros no site ou formulários de contato.

 

  1. Tenha uma frequência no envio

 

Para que o cliente não se esqueça da sua empresa, é fundamental ter um ritmo no envio dos e-mails. Reúna dados suficientes sobre suas campanhas para depois definir um modelo de frequência de envio dos e-mails. Caso ainda não tenha esses dados, utilize dados do mercado. É importante enviar mensagens com mais informações além de divulgação de ofertas, com e-mail marketing promocional ou com marketing de conteúdo.

 

  1. Não dispare muitos e-mails sobre vendas

 

Um método eficaz para o envio de e-mails é a regra de Pareto 80/20. A proposta é enviar 80% de e-mails informativos e 20% de e-mails de vendas. É preciso levar em conta a paciência e o interesse dos clientes nas mensagens recebidas, pois se você enviar muitos e-mails sobre vendas, eles vão se descadastrar da sua lista. Ofereça conteúdo de qualidade e conquiste a confiança dos clientes.

 

  1. Monitore os resultados

 

Acompanhe os resultados das suas campanhas de e-mail marketing, pois nada valeria investir em campanhas, disparar e-mails com frequência, ou seja, seguir todos os passos citados anteriormente, se não monitorar os resultados da sua estratégia. Com isso, será possível ter um retorno se os disparos estão sendo eficientes, além de saber quais práticas devem ser mantidas ou alteradas.

 

Com essas práticas listadas, sua gestão de e-mail marketing será muito melhor para ter um controle nas suas campanhas e melhores resultados para seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *